segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Comecemos assim...


Hoje eu resolvi escrever...na verdade, tive privacidade suficiente para isso, ja que venho formatando esse blog há um tempo já.
Então comecemos assim: meu nome é Valdelice Andrade e sou o tipo 5 do Eneagrama. O que ser tipo 5 significa? Bem...pra mim é como ser o expectador de um filme que se repete, e se repete, e se repete...tanto que dá pra prever os movimentos dos personagens e adivinhar suas falas e seus desfechos. E talvez por causa desse tédio em que se transforma a vida, minha compulsão por coisas novas, conhecimento...algo novo e que esteja fora desse script tão batido seja tão intensamente crescente e me domina, às vezes.
Ser um tipo recluso, que ama a privacidade e o espaço particular pode ser complicado, mal entendido, muitas vezes...principalmente nas relações mais próximas, com amigos, família.
Ver coisas que ninguém mais ao redor parece notar também me traz dificuldades de comunicação...parece que só eu percebo certas coisas, só eu entendo, ou é complicado demais para tentar explicar...às vezes me sinto falando "grego"ou pior: alguma espécie de idioma alienígena, que ninguém nesse planeta entende...mas também o contrário acontece e é igualmente complicado...quando estou "out", ou "standby"dentro da minha mente sem perceber...divagando, refletindo sobre alguma coisa e agindo no "piloto automático" e deixo de ver alguma coisa que está acontecendo aqui fora...o pior é quando isso acontece durante uma conversa e eu volto a prestar atenção porque a pessoa que fala comigo está fazendo uma pergunta...vou responder o quê?? Saia justíssima!!! E sempre acontece...
Compartimentar, guardar cada assunto em sua "pasta" também é uma característica forte...é uma benção e uma maldição...benção porque consigo armazenar um assunto desagradável ou que demande muita energia e reflexão enquanto tenho que fazer outras coisas, ou seja: consigo trabalhar o dia inteiro tranquilamente, mesmo tendo uma prova na faculdade para a qual eu não estudei, por ex. Mas é uma maldição porque eu tenho a tendência de compartimentar pessoas e relacioná-las aos assuntos correspondentes e colocá-las na mesma pasta, assim meus colegas de trabalho não são os mesmos da faculdade, nem os da igreja, nem os vizinhos...quando mudo de um desses lugares os deixo arquivados na tal "pasta" e esqueço, mesmo aqueles que eu mais convivia ou tinha afinidade...já deixei muitas "melhores amigas"em pastas que não abri nunca mais, ou que demorou anos para que eu percebesse que sentia falta...
Sentimentos? Bem... tenho, sim e são intensos quando trabalho neles sozinha...no meu processo de racionalização.
Sei dar nome a cada sentimento que tenho, a origem deles, se são importantes, se valem a pena sentir, o que causam no meu comportamento...enfim...sou um robô que analisa tudo...Credo!
Só que esse é o funcionamento básico...o ponto de partida na minha viagem do auto-conhecimento...muita coisa já está mudando desde que embarquei na vida real...mas esse já é outro tema, para outra postagem...para outra hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário