segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MARIA-FUMAÇA


Sabe a Maria- Fumaça? Aquele trem movido a vapor? Então. Eu estava pensando...algumas pessoas se parecem com elas. Recentemente conheci alguém que me fez pensar sobre isso.

A Maria-Fumaça, tendo como principal força propulsora o vapor, precisa de água quente para produzí-lo. Para ter água quente, precisa de fogo aquecendo uma caldeira. Para ter fogo, num local em constante movimento, ou seja, num trem, é preciso de lenha, madeira... Para se conseguir madeira o suficiente para alimentar um fogo capaz de ferver uma caldeira de sei lá quantos quilos e com não sei quantos litros de água que sejam capazes de produzir vapor para empurrar um trem inteiro por quilômetros afora numa velocidade que pode chegar a uma média de 150km/h, é preciso se cortar muitas e muitas árvores. E além disso, rachar a lenha, transportar até onde está o trem, encher alguns vagões para garantir que o fogo sempre esteja alto e talvez seja preciso algum funcionário para renovar o fogo quando a lenha estiver acabando ou, então possuir um sistema de retroalimentação automático para isso, sem falar no tanto de fumaça e fuligem que lança na atmosfera. É uma reflexão muito básica, mas como não sei se é assim mesmo que funciona, pelo menos consigo deduzir que esse pensamento é bastante lógico e útil para essa analogia.

Pois bem! Como é que uma pessoa pode ser comparada a uma Maria-Fumaça? Essa é a melhor parte. Muitas vezes não refletimos muito sobre o modo como algumas pessoas agem. E essas "marias-fumaças" da vida podem ser facilmente reconhecidas em seu comportamento. É só prestar atenção na descrição abaixo:
Essas pessoas podem atingir uma velocidade muito alta na vida, realizar muitas coisas e parecer extremamente talentosas no que fazem, atingindo resultados satisfatórios que lhes confirmem isso. Porém, para atingirem esses resultados, que nem são tão extraordinários, elas demandam um esforço desumano. E alheio! Precisam de um combustível tão trabalhoso e pesado...E que custa vidas, as das árvores. E o mais interessante: a maria-fumaça não vai pela floresta adentro buscar sua própria lenha, então ela utiliza esforço e mão-de-obra dos outros. Precisa que alguém se mate para se sair bem. Usa pessoas como lenha na fogueira de sua vaidade para manter-se em movimento. E, se não tem um "funcionário" regularmente alimentando essa fogueira para ele, já tem desenvolvido o seu próprio sistema. Ele mesmo as joga no fogo. Ele mesmo humilha e desqualifica quem estiver próximo para se sentir melhor, para ter a ilusão de que está indo bem rápido e que o mérito é todo seu. Seu ambiente é cheio de fuligem, é difícil respirar perto de alguém assim...ele sufoca e envenena!

Geralmente quem está próximo dele, até percebe que pode estar sendo usado de alguma forma como combustível para essa pessoa a vapor, mas vê o funcionamento, vê que ele realmente está em movimento e, o aspecto mais perigoso dessa relação:como o trem não tem meios de buscar suas árvores na floresta ele usa todo seu poder de sedução, é lisongeiro e enganador como uma armadilha. Oferece um banquete para esconder a serra elétrica! E a pessoa seduzida não dicerne e acha que, como já não é mais uma árvore, segura em suas raízes, aceita ser lenha, se deixa jogar na fogueira e, uma vez lá, a tendência é que essa lenha queime mais, o calor aumente mais e esse vapor impulsione ainda mais esse ego, e a lenha se conforma, acha mesmo que está fazendo seu trabalho e que o grande realizador do movimento é a locomotiva...quando é exatamente o contrário.

E o perigo, mais para a maria-fumaça do que para a lenha é que- hello!- estamos no século 21! Já foram desenvolvidas tantas outras tecnologias! A propulsão a vapor está ultrapassada, quase extinta! A matéria-prima está escassa, tanto a madeira, quanto a água. Mas ele não vai perceber isso enquanto vive na ilusão de produzir seu próprio movimento! Quando menosesperar, estará longe de sua base, sem ter como voltar atrás, sem ninguém para alimentar seu ego a vapor para poder ir em frente e chegar a algum lugar. Estará sozinho, sem ida nem volta. Seus trilhos, abandonados, enferrujarão, assim como seu corpo de ferro, pesado e perigoso, que a tantos atropelou pelo caminho. E, como o combustível que utilizava foi substituído por outras formas menos prejudiciais ao ambiente, não haverá, nem por vontade, maneira de salvá-lo de seu fim. Restará olhar os mais jovens e os adaptados seguirem em frente. Verá os que respeitaram o valor do próximo como seres humanos, como parceiros e verdadeiros amigos se adaptando e conseguindo se manter em movimento. Verá que uma linda árvore na floresta não significa apenas lenha... ela também dá frutos, flores e no mínimo uma boa sombra e que seu grande erro foi não saber valorizar cada um de seus benefícios, sem agredí-la ou arrancá-la de seu chão.

Mas enquanto a lenha não acabar, ele continuará em seu caminho...

Então, meus amigos...não nos deixemos ser combustível para o ego de ninguém. Saibamos nosso grande valor como árvores, firmes em nosso chão. Enquanto estamos aqui plantadas, parecendo estar paradas, inertes em comparação com a tal locomotiva, estamos dando frutos que alimentam a tantos animais, homens e o nosso próprio solo. E as nossas folhas dando sombra, abrigo e descanso para tantos. E, mesmo assim, parados, ajudamos a produzir o ar puro para que todos os outros seres possam viver, só nós podemos fazer isso. Quando florimos, alegramos o mundo... Não nascemos apenas para ser lenha, amigos. Nosso trabalho é ser nós mesmos e ser parte integrante e importante da vida! E ao mesmo tempo dar e receber, cooperar e crescer juntos, sem sacrifícios que custem nossa dignidade, nossos sonhos e nossa vida!


3 comentários:

  1. Uauuuu...
    That`s it.
    Sem comentários.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Show de bola o texto.
    Conhecemos certo cidadão que infelizmente amolda-se perfeitamente ao cotejado.

    ResponderExcluir
  3. Muitooo bom!!!Conheço várias e gostaria que as "maria-fumaças" que eu conheço ficassem paradas e inutilizadas no Parque do Ingá...rssssssssss

    ResponderExcluir