quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TEORIA X PRÁTICA


Eu sempre fui muito teórica. Eu sempre achei que a vida poderia ser aprendida através da leitura, da pesquisa, da observação. Tenho realmente uma grande inclinação a me encantar com as grandes teorias sobre qualquer coisa na vida.
Mas agora estou me deparando com o confronto. A luta de dois lados de uma mesma moeda. Teoria e prática deveriam se complementar, afinal de contas a teoria nasce da observação e sistematização da prática. Só que não é assim, pelo menos nem sempre.
E hoje, particularmente estou decepcionada com a teoria. Achei que ela era infalível. Achei que poderia confiar em sua aplicabilidade quase cegamente... Mas ao ver a teoria sendo tão irreal, tão alienada da prática a que serve de base, foi realmente frustrante para meu ego tão racional. Ao mesmo tempo que me senti platônica, lamentando a imperfeição a que se submetem as idéias quando expostas ao mundo da matéria.
Parece absurdo falar de um mesmo assunto com tanta discrepância. Numa conversa importante que tive hoje, pude entender melhor ... É como aquele palestrante que te ensina como ficar rico com investimentos na bolsa, mas ele mesmo é um duro e já perdeu dinheiro assim. É como aqueles físicos que inventam engenhocas e avisam ao público: " Não tentem repetir isso em casa!"Aquele arquiteto que desenha prédios mirabolantes que nunca serão construídos. Os estilistas que desenham roupas que ninguém consegue usar. Ou aquele professor de canto que diz ao aluno tudo o que ele deve ou não fazer no palco, mas nunca pisou em um. É querer aprender a nadar apenas lendo livros. É dizer que conhece o mundo, apenas porque olhou o mapa e as fotos na internet.
No fim das contas, lembro do que ouvi de um sábio: "Se você não vive o que prega, sua pregação não tem moral." Moral é quando sua teoria e sua prática estão em harmonia e por isso são confiáveis. Tenho que pensar mais um pouco sobre isso...

2 comentários:

  1. CELENTE!!!
    Eu tbm tenho pensar um pouco mais sobre isso.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Nossa Val...pegou no meu ponto fraco heim!rsrs
    vou ter que pensar mais sobre isso!
    Obrigada!
    bjosss =D

    ResponderExcluir